Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 50
Primeira ... 123 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A economia de ser pobre. Infoteca-e
SCHULTZ, T. W..
Erro dos economistas; A terra e superestimada; A qualidade dos agentes humanos e subestimada; Empresários; A inevitabilidade dos desequilíbrios; Conquista na melhoria qualitativa da população; Investimentos na saúde, na educação.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Rural; Agricola; Food; Quality; Alimentação; Alimento; Agricultura; Baixa Renda; Educação; Pobreza; Qualidade; Saúde; Agriculture; Education; Rural poverty; Small farms.
Ano: 1980 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/83628
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A educação formal no meio rural. Infoteca-e
ZOCCAL, R.; PORTUGAL, J. A. B..
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Grau de instrução; Produtor de leite; Educação; Produção Leiteira.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/921724
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A escola urbanizada: incoerências relativas à formação de estudantes rurais de Ensino Médio ExtensaoRural
Drebes, Laila Mayara; Larruscain, Edilacir dos Santos; Schuch, Luiz Felipe; Barcelos, Bartholomeo Oliveira.
O estudo analisou incoerências sociais e culturais entre saberes escolares e familiares sobre as perspectivas profissionais de estudantes rurais de Ensino Médio através das percepções de professores e estudantes. De abordagem qualitativa, o trabalho foi conduzido como estudo de caso e amostrado por meio institucional, realizado no município de Tio Hugo, Rio Grande do Sul, Brasil, em outubro de 2014. Os dados foram coletados com questionários, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental e analisados com a metodologia de análise de conteúdo. Notou-se um hiato entre discurso e prática docente sobre a concepção de escola. Os docentes não incrementam o meio rural e a agricultura em suas aulas, nem mesmo em momentos interdisciplinares. Os discentes rurais...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação; Ensino profissional; Juventude rural; Sucessão.juventude rural; Sucessão.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/19551
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A formação do extensionista rural: desafios no ensino técnico profissional em Pernambuco ExtensaoRural
Santos, Marco Antônio Gomes dos; Lima, Irenilda de Souza; Leão, Renata Sá Carneiro.
http://dx.doi.org/10.5902/2318179613022Esse artigo faz parte de uma pesquisa que objetivou analisar a formação técnico-profissionalizante de nível pós-médio em cursos técnicos ligados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Pernambuco. A partir de observações realizadas em campo, identificamos que em muitos casos, os extensionistas que realizam funções de Ater em Pernambuco, são oriundos de cursos técnicos oferecidos pelo Governo Federal. Através de entrevistas semiestruturas com estudantes e outros profissionais das instituições que fizeram parte desta pesquisa, encontramos no nível técnico-profissionalizante um descompasso semelhante ao verificado por Callou et al. (2008) – acerca da baixa integração entre o que é produzido na pós-graduação que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; ATER; Desafios; Educação; Ensino técnico profissional.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/13022
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A infra-estrutura de pesquisa e educação para a agricultura. Infoteca-e
SCHUH, G. E.; ALVES, E. R. de A..
bitstream/item/158380/1/Infra-estrutura-de-pesquisa.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agricultura; Agronomia; Ensino Superior; Educação; Extensão Rural; Pesquisa Agrícola..
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067925
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Afeto e percepção de riscos e benefícios à saúde de indivíduos em relação ao açaí, município de Coari, Amazonas Acta Amazonica
Santos,Geina Faria dos; Salay,Elisabete.
O afeto pode influenciar as percepções de riscos e benefícios à saúde e o comportamento de consumidores. O açaí é amplamente consumido na região Amazônica. Surtos da doença de Chagas aguda supostamente relacionados ao açaí têm ocorrido. O objetivo deste estudo foi identificar o afeto de consumidores referente ao açaí. As relações do afeto com percepções dos riscos e benefícios à saúde e características socioeconômicas também foram estudadas. Realizou-se a coleta dos dados na cidade de Coari, entrevistando 250 indivíduos. Os escores de afeto e percepções foram medidos com escalas de resposta de 5 pontos. Foram realizadas análises descritivas com o software XLSTAT 2011. O afeto identificado entre os consumidores foi positivo. Observou-se correlação...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comportamento; Atitude; Educação; Fatores socioeconômicos; Doença de Chagas.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672014000300005
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Anais... Infoteca-e
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 9., 2019, Aracaju..
bitstream/item/210126/1/Anais-Iniciacao-Cientifica-2019-FINAL-apos-BSB-comISBNeBarras-Corrig2020.pdf
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Iniciação científica; Pesquisa; Educação.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1112598
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Anais... Infoteca-e
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 8., 2018, Aracaju..
bitstream/item/185881/1/ANAIS-IC-2018-final-compressed.pdf
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Iniciação científica; Resumos em anais; Artigos em anais; Pesquisa; Pesquisa Agrícola; Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1099231
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aplicação da teoria do construtivismo no ensino de fertilidade do solo Rev. Bras. Ciênc. Solo
Prochnow,L. I.; Lozani,M. C. B.; Kiehl,J. C..
O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com atualização constante do conteúdo programático da disciplina, procurando adaptá-la às expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas práticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o método do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvido em condições controladas, para avaliar a produção de matéria seca da parte aérea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da região de Piracicaba, SP. Como base nas discussões, elaborou-se um questionário, o...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Educação; Didática.
Ano: 1998 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06831998000300020
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Avanços e desafios futuros. Infoteca-e
COSTA, J. R. da; COSTA, P. da.
bitstream/item/199914/1/ODS-4-educacao-de-qualidade-Cap6.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110915
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CAPACITAÇÃO de mediadores no uso do acervo das Minibibliotecas. Infoteca-e
bitstream/item/142934/1/Cartilha-de-Capacitacao-de-mediadores-das-Minibibliotecas.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação; Treinamento..
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1044917
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CASA FAMILIAR RURAL: UMA ESCOLA DIFERENTE ExtensaoRural
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique.
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ciência em crise, futuro em risco. Infoteca-e
LOPES, M. A..
bitstream/item/172238/1/Ciencia-em-crise-futuro-em-risco.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Inteligência artificial; Computação cognitiva; Conhecimento científico e tecnológico; Geração de conhecimento; Criatividade; Fundo patrimonial; Educação.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1087211
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Condições de crédito no Brasil rural Rev. Econ. Sociol. Rural
Assunção,Juliano; Chein,Flávia.
Este artigo documenta as condições de crédito das famílias que vivem em áreas rurais no Brasil. A análise é feita em duas etapas. Primeiro, utilizamos uma abordagem indireta onde o racionamento de crédito é associado à importância da riqueza para as decisões das famílias, através dos microdados dos Censos Demográficos de 1991 e 2000. Em seguida, utilizamos informações sobre crédito formal. Nossos resultados sugerem que (i) há fortes indícios de racionamento de crédito; (ii) há grande dispersão regional desse racionamento; e (iii) as condições de crédito das famílias rurais não guardam relação direta com o montante de crédito formal.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Racionamento de crédito; Educação.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000200006
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Desafios da educação no Brasil. Infoteca-e
SILVA, L. de J. de S.; CARNEIRO, E. de F.; PINHEIRO, J. O. C.; COSTA, J. R. da.
bitstream/item/192872/1/ODS4educacaodequalidade-p19.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1106080
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Descobrindo o pescado em família. Infoteca-e
CHICRALA, P. C. M. S.; PIRES, C. R. F.; SANTOS, V. F. dos; FIGUEIREDO, G. R. de; LIMA, L. K. F. de.
Você sabia que o pescado é uma fonte de nutrientes muito importante na dieta de crianças e adolescentes? Que tal incluir peixe mais vezes na dieta da sua família? Que tal um programa diferente com as crianças? Crianças são curiosas e vão apreciar essa oportunidade! Os diferentes peixes requerem diferentes tipos de cortes e preparo! Do que é composto o peixe?
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação alimentar; Peixe; Alimento; Educação.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1118215
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul (2010/2013): uma análise multidimensional ExtensaoRural
Oliveira, Sibele Vasconcelos de; Vieira, Cristiéle de Almeida; Pauli, Rita Inês Paetzhold.
A determinação de variáveis que compõe o conjunto de fatores que envolvem o desenvolvimento rural é complexa, de forma que sua análise demanda abordagens multidimensionais. Destarte, o presente estudo propõe a construção de um índice de desenvolvimento rural para o Rio Grande do Sul, considerando a disponibilidade de dados estatísticos para o interstício temporal de 2010/2013. A metodologia empregada avalia cinco dimensões do desenvolvimento: População, Renda, Educação, Bem-estar Social Rural e Meio Ambiente. Além disso, são apresentados resultados comparados para o estado gaúcho e o comportamento médio das variáveis em nível nacional. Dentre os principais resultados, pode-se estimar o índice de desenvolvimento rural para o RS em 0,69. Em termos gerais,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Educação; Meio ambiente; População; Renda..
Ano: 2019 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/30838
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Desenvolvimento territorial com a participação de mulheres na apicultura e meliponicultura no Território do Sertão do São Francisco - BA. Infoteca-e
SILVA, E. M. S. da; FERNANDES NETO, J.; CORREIA, R. C.; SILVA, T. M. S.; CAMARA, C. A.; SANTISTEBAN, R. M.; LIMA, Y. S.; SILVA, J. O.; SANTOS, F. de A. R. dos; ALVES, R. de F..
Introdução; Execução do projeto; Assessoramento ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco, BA (Codeter TSSF-BA); Inserção e capacitação da mulher em atividade da agricultura familiar nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé na Bahia; Benefícios obtidos com a implantação do projeto; Análise dos méis apícolas e meliponícolas em busca da certificação dos produtos; Análise de minerais nos méis; Eventos desenvolvidos pelo projeto; Capacitação das mulheres para de produtos à base de mel de meliponíneos e melíferas; Considerações gerais sobre o Território Sertão do São Francisco, BA.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Desenvolvimento territorial; Economia solidária; Educação no campo; Educação rural; Educação territorial; Meliponicultura; Abelha sem ferra; Certificação; Agricultura Familiar; Apicultura; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Economia da Produção; Educação; Educação Cooperativa; Mulher Rural; Política de Desenvolvimento; Abelha; Inseto; Mel; Economic development; Socioeconomic development; Sustainable development.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102171
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
DESIGUALDADE ENTRE RICOS E POBRES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL RURAL E URBANO AgEcon
Ney, Marlon Gomes; Carvalho, Ailton Mota De; Souza, Paulo Marcelo de.
Estudos destacam a existência de um forte efeito da desigualdade de oportunidade educacional na reprodução do elevado nível de desigualdade de renda no Brasil. Neste artigo, é analisada a desigualdade de oportunidade educacional no meio rural e urbano, utilizando um modelo de aquisição de educação que define graficamente a proporção de jovens em domicílios pobres, intermediários e ricos que completou cada nível de escolaridade. Os resultados revelam que as dificuldades para a democratização do acesso ao ensino são bem maiores no meio rural, onde a evasão escolar dos jovens pobres é muito mais rápida no ensino fundamental do que nas áreas urbanas.---------------------------------------------Several studies in Brazil show a strong effect of educational...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Educação; Desigualdade de oportunidade; Meio rural; Meio urbano; Education; Inequality of opportunity; Rural areas; Urban areas; Brazil; Labor and Human Capital.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/110016
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Dimensão social do conhecimento. Infoteca-e
SUAIDEN, E. J.; OLIVEIRA, C. L..
Quando é que uma sociedade progride? Existe progresso quando as condições de vida dos indivíduos melhoram, quando se avança no desenvolvimento humano. A resposta parece óbvia. No entanto, durante muito tempo foram confundidos indicadores abstratos, que escondem desigualdades e apresentam apenas resultados quantitativos, com o bem-estar das pessoas, o que implica uma avaliação mais profunda na qual os aspectos qualitativos são retratados.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Informação; Conhecimento; Inclusão social; Brasil; Educação.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/120392
Registros recuperados: 50
Primeira ... 123 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional